k3b






O K3b � um utilit�rio gr�fico que auxilia na grava��o de CD"s, originalmente escrito por Sebastian Trueg. Ele utiliza programas de grava��o conhecidos no mundo Unix como o cdrecord e o cdrdao. Ent�o, na l�gica, o K3b � somente um utilit�rio gr�fico para estes programas? Pensar desta forma somente iria desmerecer o �rduo trabalho da equipe K3b.

A primeira coisa a se fazer � configurar o programa. No KDE, v� ao "Menu K" e depois at� "Multim�dia", logo "K3b - Configurar". Clique sobre o mesmo, e ent�o abrir-se-� uma janela de boas-vindas. Caso voc� n�o esteja usando a interface KDE ent�o passe o comando:

# k3bsetup &

Em um terminal, ap�s aberta a janela de boas-vindas, pressione "Pr�ximo", � nesta janela que iremos mostrar onde est�o os programas que a interface K3b usar�. � de grande import�ncia ter instalados em seu HD o cdrdao, cdrecord e o mkisofs, mas n�o precisa se descabelar, pois a maioria das distribui��es Linux j� vem com estes tr�s programas.

Caso eles n�o estejam em seu HD, ent�o a principal fun��o do K3b (grava��o de CD"s) ser� desabilitada, voc� s� poder� ripar CD"s. Se voc� tiver este azar, baixe os programas de um servidor de arquivos Linux, caso tudo esteja OK, eles aparecer�o nesta janela e na pr�xima.

Clique na guia "Par�metros do Usu�rio", caso voc� saiba algum par�metro para os programas. Para ver uma lista dos par�metros de cada programa usado pelo K3b, abra um terminal e digite "man" e em seguida o nome do programa, exemplo:

$ man cdrdao

Entre as coisas que aparecem ali est�o os par�metros.

Clique em "Pr�ximo", nesta janela intitulada "Configura��o dos dispositivos de CD" est�o os drives de CD-ROM que o kernel conseguiu encontrar em seu sistema, caso falte algum clique em adicionar dispositivos e dentro do diret�rio /dev voc� ter� que selecionar o seu drive.

Acredito que voc� tenha dois drives, um leitor e um gravador - se n�o ignore algumas partes deste documento. Nas caixas que identificam seu drive leitor, clique sobre "Velocidade m�xima de leitura" e insira a velocidade m�xima suportada pelo seu leitor e em "Cdrdao Driver" clique e escolha "generic-mmc" caso nenhum outro j� esteja selecionado.

No driver de grava��o, clique sobre "Cdrdao Driver" e escolha "generic-mmc-raw" e coloque a velocidade m�xima de grava��o suportada pelo seu gravador no �tem logo acima do que foi mencionado a poucos.

Caso nenhum drive tenha sido encontrado, digite "/dev/cdrom" ou "/dev/scd0" ou "/dev/scd1" na caixa que aparece depois que se aperta o bot�o "Adicionar Dispositivo" e clique em "Pr�ximo".

Caso n�o seja encontrado nenhuma unidade gravadora de CD ser� apresentada uma mensagem de erro, se o kernel n�o detectou seu gravador de CD"s ent�o ser� necess�rio adicionar ele por emula��o de SCSI, ainda assim seu kernel deve suportar a emula��o, caso contr�rio voc� dever� recompilar o kernel adicionando a emula��o de discos SCSI e depois inserir no LILO as linhas que carregam a emula��o para a unidade gravadora.

Se tudo deu certo at� aqui, ent�o na janela que aparece vamos configurar os pontos de montagem para suas unidades, o configurador K3b necessita de sua permiss�o para criar algumas entradas no arquivo fstab, que fica dentro do diret�rio /etc. Para isso marque a caixa que cont�m o r�tulo:

Permite ao configurador do K3b criar entradas que faltam no fstab

Fa�a isso, caso exista alguma entrada a ser configurada, se existir, na caixa de baixo, com o r�tulo "Entradas a serem criadas" haver� o nome da sua unidade, o local onde ela reside e o ponto de montagem. Altere o ponto de montagem da unidade gravadora para /mnt/cdrw e o da unidade leitora para /mnt/cdrom, clique em "Pr�ximo".

Na pr�xima tela � hora de configurar as permiss�es para o uso do K3b, clique em "Adicionar" e digite seu nome ou o do usu�rio que dever� ter acesso livre ao K3b, na caixa de texto digite um nome para o grupo de grava��o ou deixe o padr�o - o que � aconselh�vel. Marque as duas caixas abaixo e clique em "Pr�ximo".

Clique em "Finalizar" para terminar o processo de configura��o do K3b.

Agora que j� temos o K3b configurado, vamos iniciar o programa (Menu K >> Multim�dia >> K3b - Grava��o de CD"s), depois que inici�-lo, ele vai ser carregado na mem�ria do seu micro, ent�o n�s temos: uma janela "Explore", uma janela de projetos abaixo e uma janela para tocar m�sicas a direita da janela para tocar m�sicas.

para fazer o dowload do k3b click aqui
إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :