Home » » Como aumentar o tr�fego do seu site

Como aumentar o tr�fego do seu site

Como aumentar o tr�fego do seu site

Para que voc� possa ter retorno financeiro com seu site, � imprescind�vel que ele tenha bom tr�fego.

Com base nas cinco regras b�sicas para design e layout de p�ginas web (Basic Rules of web page design and layout, publicado em http://www.grantasticdesigns.com/5rules.html ), apresentamos dicas para melhorar a apar�ncia de um site, a navegabilidade e ter sucesso no ambiente online.

Vamos �s cinco regras. O site deve ser:

1. F�cil de ler.
2. F�cil de navegar.
3. F�cil de ser encontrado.
4. Identidade visual.
5. F�cil de acessar.

1.

F�cil de ler


A regra mais importante que voc� deve ter em mente ao criar o design do seu site � que ele precisa ser f�cil de ser lido pelos usu�rios.

O que isso quer dizer?
Significa que voc� deve dar uma aten��o especial ao escolher as cores da fonte e do fundo das p�ginas.

N�o utilize cor de fundo que prejudique a leitura do texto, evite cores muito claras ou escuras, de forma que se confundam com o fundo e tornem cansativa a leitura.

Sugest�o: Fonte de texto escura sobre um fundo claro � mais f�cil de ser lida do que um texto em cor clara sobre um fundo escuro.

Tamb�m n�o � boa id�ia usar um texto muito pequeno ou grande demais. Lembre-se que texto escrito todo em mai�sculas, VAI PARECER QUE VOC� EST� GRITANDO COM SEUS USU�RIOS.

Alinhando o texto
Mantenha o alinhamento do seu texto para a esquerda e n�o centralizado. Texto centralizado fica bem para t�tulos. O seu usu�rio deve se sentir � vontade ao ler o conte�do do seu site; portanto, use o alinhamento que � padr�o no mundo ocidental onde se costuma ler da esquerda para a direita.

Se quiser mais detalhes, acesse: http://www.grantasticdesigns.com/easytoread.html (em ingl�s) sobre como tornar a leitura de seu site f�cil.

2.

F�cil de navegar


Deve ser f�cil para seus usu�rios identificar o que � link e o que � texto na sua p�gina. Imagens como bot�es e tabelas devem estar claramente identificados, com texto leg�vel e f�cil de ler.

Escolha as cores, fundos, texturas e efeitos gr�ficos com muito cuidado. Utilize a tecnologia Flash com cuidado.

Se poss�vel, use cores de links que sejam familiares para os usu�rios da internet. Por exemplo: texto em azul geralmente indica um link n�o visitado e texto marrom indica que o link j� foi visitado.

Se voc� decidir por n�o usar as cores que s�o padr�o de navega��o na internet, os links devem ter ent�o algum outro tipo de destaque (negrito, fonte maior, barrinhas verticais).

Lembre-se: Link tem que ter apar�ncia �nica, distinta. Eles n�o podem ter a mesma apar�ncia do texto normal escrito na p�gina. Isso pode confundir o usu�rio e causar uma m� experi�ncia de navega��o para ele.

Seus usu�rios deveriam conseguir encontrar qualquer coisa dentro do seu site, com no m�ximo 3 cliques. Caso contr�rio ele vai "fugir" do seu site t�o r�pido quanto ele entrou.

Outra �tima sugest�o � criar um Mapa do Site (o mesmo que "Site Map") para facilitar a vida dos seus usu�rios.

3.

F�cil de ser encontrado

Como os usu�rios da internet encontram seu site?

O mito que diz "se eu tenho um site na internet ent�o os usu�rios v�o me achar" ainda � muito comum na cabe�a de empresas e donos de sites que est�o come�ando sua experi�ncia na internet. Por�m, a verdade �: as pessoas n�o v�o entrar no seu site a menos que voc� o promova dentro e fora da internet.

Promovendo seu site dentro da Internet

Sites podem ser promovidos atrav�s da pr�pria internet via sites de busca. Atualmente os mais conhecidos s�o:Google, Yahoo, MSN; diret�rios como o do Cad� e dmoz; sites de not�cias; publicidade; newsletters e quaisquer links a partir de outros sites (chamados "backlinks").

Tamb�m as palavras-chave ou termos de busca que s�o relacionados ao seu neg�cio, precisam ser facilmente encontrados no conte�do/artigos do seu site. Se o seu site fala sobre "dicion�rios", ent�o seria l�gico que a palavra "dicion�rio" fosse encontrada em seu site. Tamb�m artigos relacionados a esse tema, podem ser parte do seu conte�do, como "tradu��o", "l�nguas", "ingl�s", "espanhol", "cursos de idiomas", etc.

Se voc� n�o est� acostumado com qualquer desses termos em negrito ent�o uma sugest�o � pesquisar a respeito na pr�pria internet, conversar com colegas experientes e trocar id�ias com a comunidade no f�rum de MercadoS�cios.

Uma outra alternativa � contratar um especialista em Internet Marketing.

Promovendo seu site fora da Internet
Sites podem ser promovidos fora da internet por meio de m�todos convencionais de propaganda:

- m�dia impressa (jornais, revistas, folhetos),
- r�dio,
- TV,
- boca-a-boca.

Uma vez que voc� decidiu criar um site, todo material impresso da sua empresa deveria ter sua URL (endere�o eletr�nico) impressa: cart�es de visita, papel timbrado, envelopes, cobran�as, faturas, contratos etc.

N�o apenas o seu site dever� ser f�cil de ser encontrado pelos usu�rios da internet, mas tamb�m as suas informa��es de contato. As pessoas gostam de saber que existe algu�m respons�vel do outro lado com quem elas podem falar caso seja necess�rio.
Algumas situa��es que podem ocorrer:

  • D�vidas relacionadas ao seu site cuja resposta n�o est� dispon�vel no seu FAQ (Perguntas freq�entes). Ali�s, ter um FAQ j� � uma �tima id�ia.

  • Algo que n�o esteja funcionando perfeitamente em seu site e seus usu�rios querem te avisar sobre. Um F�rum � muito �til nesse sentido.

  • Editores de diret�rios e listas podem pedir para voc� modificar alguma coisa no seu site de forma que eles possam classificar seu site na categoria mais relevante. Sim, isso tamb�m � bom pra voc�.

Forne�a todas as informa��es de contato relevantes (endere�o f�sico, telefone, fax, emails etc. quando apropriado) assim voc� criar� um ambiente de confian�a para seus usu�rios. Eles se sentem seguros, porque acreditam que podem te contatar da maneira em que eles se sentirem mais confort�veis.

4.

Identidade visual

Identidade visual padronizada em rela��o ao layout e ao design.

Informa��es x Coer�ncia Gr�fica
Todas as fontes, textos, documentos, cabe�alhos, rodap�s, imagens, �cones, newsletters e e-mails do site devem seguir um mesmo padr�o.

Mantenha a coer�ncia gr�fica desde um simples relat�rio emitido pelo seu site at� no padr�o de layout das p�ginas.

Isso vai transmitir ao seu site uma imagem muito mais profissional.

Por exemplo, se voc� usar uma sombra (drop shadow) como um efeito especial dos marcadores (bullet points) ent�o voc� deveria usar sombra em todos os marcadores do site. A cor dos links deve ser a mesma em todo o seu site. As fontes (typefaces) e cor de fundo (background colors) tamb�m deveriam seguir o mesmo padr�o sempre.

Fontes, alinhamento do texto principal e dos t�tulos, efeitos de fundo e efeitos especiais em imagens devem ter a mesma apar�ncia. Salvo exce��es, apenas as cores poderiam mudar.

5.

F�cil de acessar

Seu site carrega r�pido?

Estudos indicam que os usu�rios ir�o rapidamente perder o interesse em navegar no site, se ele n�o carregar em no m�ximo 5 segundos. P�ginas construidas com tecnologia Flash devem conter um aviso do tipo "carregando, aguarde".

Mesmo que seu site tenha sido planejado para o usu�rio final que precise da interatividade do Flash, ainda assim voc� deve levar em conta o tempo de carregamento das p�ginas.

Exemplo Pr�tico
Um exemplo pr�tico: tentar acessar os sites da Microsoft ou da Coca-Cola � geralmente t�o dif�cil e leva tanto tempo que os usu�rios acabam desistindo de acess�-los no seu hor�rio de trabalho e v�o lembrar de acess�-los com mais calma em casa.

Se o seu site ou o sua empresa n�o t�m marcas t�o conhecida quanto Microsoft ou Coca-Cola, ent�o voc� corre o risco de n�o ser lembrado. Por isso, mantenha o tempo de carregamento do seu site o mais curto poss�vel.

Anima��es em seu site
Um bom exerc�cio de aplica��o dessa regra � analisar como incluir anima��es ao seu site. Anima��es s�o legais e chamam a aten��o do usu�rio, mas essas tamb�m costumam ser arquivos grandes, o que pode implicar na velocidade de acesso ao site. Fa�a um teste com o tempo de carregamento do seu site sem a anima��o e com anima��o e avalie o tempo de carregamento da p�gina, para ent�o considerar a inser��o delas ou n�o.


E finalmente, antes de voc� considerar as suas prefer�ncias pessoais sobre o design do site, considere primeiro todas as 5 regras b�sicas e ent�o adapte-as � sua prefer�ncia.

A atitude "eu n�o gosto da cara do meu site" deve ser secund�ria � funcionalidade do seu site.

O que � mais importante pra voc�: um site com visual criativo/corporativo ou gerenciar um neg�cio de sucesso?

إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :