Home » » mixando duas imagens com o gimp

mixando duas imagens com o gimp

O GIMP � um software livre para cria��o, edi��o e tratamento de imagens. A cada dia que passa mais pessoas est�o utilizando-o, pois al�m de n�o cobrar nenhuma licen�a de uso, possui todas as funcionalidades de programas concorrentes e muitas outras mais!

Esta dica � sobre como mixar (misturar) duas imagens, de maneira suave, sem a cria��o de um contraste entre os limites das imagens.

Como base para este efeito, considere as duas imagens a seguir:
Imagem 1

Imagem 2

Com o GIMP aberto, abra a primeira imagem (CTRL + O). Em seguida, abra a segunda imagem como uma nova camada da imagem atual (CTRL + ALT + O). O GIMP ir� sobrepor a imagem 1 com a imagem 2, e como ambas est�o 100% opacas, apenas a imagem 2 estar� vis�vel no momento.

A primeira etapa deste efeito � de posicionarmos as imagens, para que o objeto principal de cada foto fique em uma posi��o vis�vel ap�s a aplica��o do efeito. Para facilitar, torne a imagem 2 com 50% de transpar�ncia, utilizando para isto a caixa de di�logo de camadas (CTRL + L). Clique sobre a camada referente a imagem 2 e movimente a barra de transpar�ncia localizada na caixa de di�logo de camadas para 50%. Neste momento, sua imagem deve estar como mostra a figura a seguir:
Imagem 3

Caso sua imagem n�o esteja como mostra a figura anterior, verifique se a sua imagem 2 (a qual alteramos a opacidade) est� no topo da caixa de di�logo de camadas. Caso n�o esteja, posicione-a no topo.

Neste momento, ambas as imagens est�o vis�veis, o que facilita o posicionamento de uma sobre a outra para que o objeto principal de cada foto permane�a vis�vel no efeito final. Selecione na caixa de ferramentas o cursor de movimento (M), e para cada imagem (camada), posicione-a de modo com que os objetos de destaque em cada foto fiquem um de cada lado da imagem, como mostra a figura abaixo:
Imagem 4

Note que no caso acima demonstrado, a imagem 1 com os tobo�guas foi deslocada um pouco para a esquerda, enquanto a imagem 2 com a cascata de �gua foi deslocada para a direita. Assim, h� um intervalo entre os objetos que servir� de transi��o entre as imagens.

Ap�s esta etapa, retorne a transpar�ncia da imagem 2 para 100%, utilizando para isto novamente a caixa de di�logo de camadas (CTRL + L).

O efeito propriamente dito consiste em adicionar uma m�scara na imagem 2 e preench�-la com degrad�. O primeiro passo ent�o, � adicionarmos uma camada na imagem 2, a qual est� sobrepondo a imagem 1. Para isto, abra a caixa de di�logo de camadas (CTRL + L), selecione a imagem 2 (deve estar no topo da caixa de di�logo de camadas), clique com o bot�o direito do mouse e em seguida clique na op��o "Adicionar m�scara � camada". Abrir� uma tela de op��es sobre a cor inicial da m�scara. Selecione a cor branca (opacidade total) e confirme. Ainda nesta tela, clique novamente na camada com o bot�o direito do mouse, e verifique se a op��o "Editar m�scara da camada" est� habilitada.

Selecione a ferramenta de degrad� (L), e verifique se as cores selecionadas na caixa de ferramenta s�o preta e branca, respectivamente (cor de frente e de fundo). Para encerrar, trace o degrad� em sua imagem. A aplica��o do degrad� deve ser feita da direita para a esquerda, pois estamos querendo manter o lado direito opaco (cor branca) e o lado esquerdo transparente (cor preta). Neste momento, sua caixa de di�logo de camadas deve estar como mostra a figura a seguir:
Imagem 5

Outro detalhe que deve ser considerado: O tamanho da aplica��o do degrad� deve ser de apenas o espa�o de transi��o entre os objetos da imagem. A figura abaixo demonstra o resultado final do efeito, e em vermelho qual foi o tamanho da aplica��o do degrad�.
Imagem 6

A inten��o inicial era apenas mixar duas imagens. Uma consequ�ncia ocorrida no exemplo utilizado nesta dica � que as piscinas parecem ter se tornado uma �nica piscina (primeira impress�o apenas). Agora � s� voc� usar a sua imagina��o e utilizar o efeito para suas necessidades!

Andr� Milani � autor do livro GIMP - Guia do Usu�rio, da editora Novatec, um livro que ensina, de forma pr�tica e r�pida, o uso da ferramenta GIMP para cria��o, edi��o e tratamento de imagens, do b�sico ao avan�ado, abordando conceitos importantes de manipula��o de imagens combinados a exerc�cios funcionais com casos reais de uso encontrados no dia-a-dia. Destinado a iniciantes e profissionais da �rea de processamento de imagens, estudantes, professores, fot�grafos, designers e a todos que se interessam pelo assunto.

Para saber mais sobre o livro, acesse: http://www.novatec.com.br/livros/gimp
إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :