vaalume?

Vaga-lume
Vaga-lumes ou pirilampos s�o insetos das fam�lias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae muito conhecidos por sua bioluminesc�ncia, isto �, sua capacidade de produzir e emitir luz. Essas esp�cies s�o dotadas de �rg�os fosforescentes na parte inferior de seus segmentos abdominais, respons�veis pelas emiss�es luminosas.

A bioluminesc�ncia � causada pela transforma��o da energia qu�mica em energia luminosa. Esse processo, chamado de "oxida��o biol�gica", permite que a energia luminosa seja produzida sem que haja a produ��o de calor. Esse processo ocorre da seguinte maneira: uma mol�cula de luciferina � oxidada por oxig�nio, formando uma mol�cula de oxiluciferina; quando essa mol�cula perde sua energia, emite a luz.

Esses insetos possuem total controle sobre a emiss�o de luz, uma vez que o tecido que provoca essa emiss�o � ligado � traqu�ia e ao c�rebro do vaga-lume. O inseto usa sua bioluminesc�ncia para chamar a aten��o de seu parceiro ou parceira, por isso, essa habilidade � muito importante no processo de reprodu��o dessas esp�cies. Nesse sentido, a ilumina��o artificial das cidades, que � mais forte, anula a bioluminesc�ncia dos vaga-lumes, afetando diretamente o seu processo de reprodu��o.
إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :