Home » » Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?

Pode o Ubuntu competir com a interface do Mac OS?

Para o CEO da Canonical, distribuidora do sistema, objetivo será alcançado em dois anos com a contratação de pessoal especializado


O CEO da Canonical, distribudora do Ubuntu, afirmou que ele quer fazer o sistema operacional de código aberto competitivo com o Mac OS, da Apple, nos próximos dois anos.


Comparando o desempenho do Linux até hoje com o meteórico sucesso das companhias de Web 2.0, como Craiglist e Facebook, Mark Shuttleworth disse que "precisamos da mesma urgência, imediatismo e elegância como parte da exepriência de desktops livres".


O executivo afirmou que a Canonical lançou uma campanha para fazer com que isto aconteça. "Estamos contratando designers, pessoas que entendem de experiência dos usuários e visionários do design de interações", escreveu em seu blog. O objetivo da companhia é "entregar uma experiência para o usuário que possa competir com a Apple em dois anos".


Segundo a Net Applications, o Linux responde hoje por menos de 1% do mercado mundial de desktops. O Mac OS tem 8%, e o Windows - com todas as suas versões combinadas - tem 90%.


Shuttleworth acredita que parte do problema é que as raízes de código aberto do Linux levaram ao desenvolvimento de muitas variações do sistema, situação que confunde os potenciais usuários. "Cada um coça sua própria ferida. Como você pode ter uma consistência na interface com o usuário?", escreveu. "Eu vejo isso como um ponto fraco e forte ao mesmo tempo", completou. "As pessoas estão livre para inovar, e o resultado é impressionante. Nosso desafio é tirar o melhor destes dois mundos".


Ele reforçou que a Canonical tentará aumentar a participação do Linux contratando programadores para trabalhar em vários projetos relacionados ao desktop como X, OpenGL, GtK, GNOME e KDE. "Será um grande desafio, mas eu acredito que seja atingível".


Fonte: http://www.itweb.com.br/index.asp

إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :