apendice


Guia Foca GNU/Linux
Capítulo 16 - Apêndice


Este capítulo contém considerações sobre o guia Foca GNU/Linux.


16.1 Sobre este guia

Esta guia foi criado com a intenção de servir como referência a usuários Iniciantes e que estão tendo o primeiro contato com o sistema operacional GNU/Linux, ou com referência de consulta rápida.

A versão que esta lendo agora foi gerada com as seguintes opções:

  • Descrição detalhada de comandos
  • Opções usadas em comandos e programas
  • Observações
  • Exemplos para a melhor compreensão do assunto discutido.

e contém o(s) nível(is) de aprendizado (Iniciante, Intermediário e Avançado):

  • Iniciante

O Foca GNU/Linux é atualizado freqüentemente, por este motivo recomendo que preencha a ficha do aviso de atualizações na página web em Página Oficial do guia Foca GNU/Linux no fim da página principal. Após preencher a ficha do aviso de atualizações, eu te enviarei um e-mail sobre o lançamento de novas versões do guia e o que foi modificado, desta forma você poderá decidir em copia-la caso a nova versão contém modificações que considera importantes.

Versões diferentes deste guia podem ser geradas a partir do código fonte SGML ou obtidas através da home page principal (para detalhes veja Onde encontrar a versão mais nova do guia?, Seção 16.4).


16.2 Sobre o Autor

Gleydson Mazili da Silva é Capixaba, nascido em Vila Velha, tem 25 anos. Amante de eletrônica desde criança, foi atraido para a informática através da curiosidade em hardware, não demorando muito para recupera-los ou especificar corretamente dimensionamento e outras características.

Se dedica ao sistema Linux desde 1997. Curioso por natureza e determinado a testar ferramentas a fundo avaliando pontos fortes e fracos de cada uma. Logo que iniciou em Linux passou a estudar exaustivamente aspectos técnicos de distribuições e rede em Linux/BSD e largando de vez o Windows (que só usava para rodar mais de uma seção DOS e ter rede na máquina).

Entre coisas que gosta de fazer/implementar em Linux: possibilidade de pesquisa e atualização de conhecimento constante, níveis de segurança da informação (tanto físico e lógico), firewalls, redes virtuais, integração de sistemas, forense computacional, documentação de processos, desenvolvimento de ferramentas GPL para a comunidade, depuração, hacks baseados em sniffing para facilitar a vida dos outros, desenvolvimento de documentações, etc.

Um dos desenvolvedores da distribuição Liberdade, CAETECT, Debian-BR e desenvolvedor oficial da distribuição Debian. Atuou como tradutor do LDP-BR, traduzindo vários HOW-TOs importantes para a comunidade Linux Brasileira. É um dos administradores do projeto CIPSGA, cuidando de uma infinidade de serviços que o projeto oferece a comunidade que deseja estrutura para hospedar, fortalecer e manter projetos em software livre.

Trabalhou para algumas empresas do Espírito Santo na implantação de sistemas em software livre e seu último trabalho foi atuando como consultor em servidores GNU/Linux para a compania e processamento de dados de Campinas (IMA), sediada no CPQD.

Não concorda totalmente com certificações, acreditando que a pessoa deva tem em mente procurar pontos fracos quando notar dificuldade na avaliação e melhora-los. Mesmo assim possui certificação LPI nível 2 e um ISO9001 internacional, obtendo 2o lugar no ranking Brasileiro.


16.3 Referências de auxílio ao desenvolvimento do guia

  • As seções sobre comandos/programas foram construídas após uso, teste e observação das opções dos comandos/programas, help on line, páginas de manual, info pages e documentação técnica do sistema.
  • How-tos do Linux (principalmente o Networking Howto, Security-Howto) ajudaram a formar a base de desenvolvimento do guia e desenvolver algumas seções (versões Intermediário e Avançado somente).
  • Todos os exemplos e seções descritivas do guia são de minha autoria.
  • Manual de Instalação da Debian GNU/Linux - Os capítulos contendo materiais extraídos do manual de instalação da Debian são muito úteis e explicativos, seria desnecessário reescrever um material como este. O texto é claro e didaticamente organizado, o documento aborda detalhes técnicos úteis sobre hardwares em geral e o Linux ausentes nos manuais de outras distribuições Linux.

16.4 Onde encontrar a versão mais nova do guia?

Novas versões deste guia, avisos de lançamento, outros níveis de aprendizado (Iniciante, Intermediário e Avançado), versões para outras distribuições Linux podem ser encontradas em: Página Oficial do guia Foca GNU/Linux.

Se quiser receber notificações de novas versões por E-Mail, envie uma mensagem para gleydson@cipsga.org.br pedindo para ser incluído na lista de atualizações do guia ou preencha o formulário encontrado no final da Home Page do guia (recomendado).


16.5 Colaboradores do Guia

Entre as principais colaborações até a versão atual, posso citar as seguintes:

  • Djalma Valois djalma@cipsga.org.br - Pela recente hospedagem do Foca GNU/Linux. Estou muito feliz vendo o Foca GNU/Linux fazendo parte de um projeto tão positivo como o CIPSGA é para o crescimento e desenvolvimento do software livre nacional.
  • Eduardo Marcel Maçan macan@debian.org - Pela antiga hospedagem na página do metainfo.
  • Michelle Ribeiro michelle@cipsga.org.br - Por dispensar parte de seu atencioso tempo enviando revisões e sugestões que estão melhorando bastante a qualidade do guia. Entre eles detalhes que passaram despercebidos durante muito tempo no guia e página principal.

    E também por cuidar do fonte do guia ;-)

  • Paulo Henrique Baptista de Oliveira baptista@linuxsolutions.com.br - Pelo apoio moral oferecido durante os freqüentes lançamentos do guia, acompanhamento e divulgação.
  • Diego Abadan diego@hipernet.ufsc.br - Envio de correções significativas, novos endereços de listas de discussão.
  • Alexandre Costa alebyte@bol.com.br - Envio de centenas de patches ortográficos nas versões Iniciante e Intermediário do guia que passaram desapercebidas durante várias versões do guia...
  • Christoph Simon ciccio@prestonet.com.br - Pela pesquisa e a gigantesca coletânea de textos sobre o Linux enviada. Eles estão sendo muito úteis tanto para mim quanto no desenvolvimento do guia.
  • Gustavo Noronha dockov@zaz.com.br - Vem enviando freqüentes correções, contribuições construtivas ao desenvolvimento além de apoio ao desenvolvimento do guia . Vale a pena destaca-lo por sua atual dedicação junto a distribuição Debian/GNU, sua tradução e a comunidade Open Source.
  • Pedro Zorzenon Neto pzn@debian.org - Envio de diversas atualizações para o nível Avançado, principalmente sobre o firewall iptables.

16.6 Marcas Registradas

Todas as marcas registradas citadas neste guia são propriedades de seus respectivos autores.


16.7 Futuras versões

Estes são os materiais que pretendo adicionar em futuras versões do guia:

  • Acrescentar mais detalhes sobre o sistema gráfico X-Window.
  • Entre outros ítens que venho estudando para verificar se encaixam no perfil do guia.

Esta é uma futura implementação que venho estudando para acompanhar o crescimento do guia. Sugestões são bem vindas e podem ser enviadas para gleydson@cipsga.org.br.


16.8 Chave Pública PGP

Chaves PGP são usadas para criptografar arquivos, e-mails ou qualquer outra coisa que desejamos que somente uma pessoa tenha acesso. O PGP segue o padrão de chave pública/privada; a chave pública é distribuída a todos e a chave privada permanece na posse do criador para que ele seja o único a ter acesso aos dados criptografados após digitar a "frase de acesso" correta.

Minha chave PGP segue abaixo, ela também pode ser encontrada em http://pgp5.ai.mit.edu. Se você deseja saber mais sobre o PGP, recomendo um excelente documento encontrado em http://www.cipsga.org.br/ encontrado na seção Apostilas.

     -----BEGIN PGP PUBLIC KEY BLOCK-----
Version: GnuPG v1.0.6 (GNU/Linux)
Comment: For info see http://www.gnupg.org

mQGiBDl7WYgRBACsQNtIozvf8XId+xEpF2D1x7nqgFdJyn1QA2VzXg0/OZ9DewXj
qr7ChEIoyyzAmxBSubE/jdtkAb9+2LsE9+OXgzJvBc4luYpv+HG2IXlMPujI9drO
ubLlK6xqPiakBgqBTS74rp/ZEEAGQsr0sug7b8nsXHMk+spyGkjsU8pPWwCgltai
4vfmBDMZMqBYvUoksVxbaKcD/ApAMghgE53KAAKFtwXI0o7K1DJmdZBufCvGDbEB
Y3MVS4BI+aXxoP5zQpEmQ5+lYOZ8RjPL9pNUJa9nOQtjf7Kiw/41BPDtlZXCeRR5
OcQTit0lYRCLGam7FZ22uliwh0h/3lpf4olMff3qeLqv1DECbo8Qsdn6yxynLihE
OA9kA/9K1sqiIl/+gXM3/Sjz8EcrwQNklV3MoaETbDmukbXcOEUjdqfFr1xARM5W
8SKoVrWO5y1oa1e9XcQuK6g8c7KeJsK/GEWYiRwX2X2AqdBC2ZzVfJSmgpguZJHn
ltMdYZhPwZaCsNPdQSlem3UrGupL0pbpT7PqkvyAHBH2itB9X7RKR2xleWRzb24g
TWF6aW9saSBkYSBTaWx2YSAoQ2hhdmUgUEdQIFBlc3NvYWwpIDxnbGV5ZHNvbkBl
c2NlbHNhbmV0LmNvbS5icj6IVgQTEQIAFgUCOXtZiAQLCgQDAxUDAgMWAgECF4AA
CgkQpWvD35hbooFdwgCfQijPTW5VH+Cep1HIBvyuw9uMg7wAoI/RYW0tkjjnhrgH
8+Zqx6AgGlQ/iEYEEBECAAYFAjnlrPAACgkQoUSye+uc2tWZPgCfVgR4lbd8XPBm
bjPupLzB3EYAPI8AoJomkfsgz+NuUZy1mD6pI1Ptc/fDiEYEEBECAAYFAjm4FfUA
CgkQco65AkzGCoF34gCgsVcH4b3s6kfCtjD7iMMhkubnDnUAoL2UiorB3Z/m3f9A
RZiRMhQUclMRiEYEEBECAAYFAjm4ITAACgkQt1anjIgqbEupXgCg1/NjvT562Hgt
/ft5JETOf3yOFywAn1SmK3unyhMU5GU9d49MNM3fNgBtiEYEEBECAAYFAjnFWrYA
CgkQORwuc54x+1t8VQCeMZTCla98rrI60EnlkAvb9AaScm4AnA4V795vcVlr3ix9
f6fcl5YGamKciEYEEBECAAYFAjvSF6sACgkQUZATEoypqPVQ7wCbBTRiSGGMzMTd
KJotfRKf5aoUAr0AoIAX0oE5XEEFm7Ea0IQqG91T9TvXtDtHbGV5ZHNvbiBNYXpp
b2xpIGRhIFNpbHZhIChEZXZlbG9wZXIpIDxnbGV5ZHNvbkBkZWJpYW4ub3JnPohX
BBMRAgAXBQI7BR7fBQsHCgMEAxUDAgMWAgECF4AACgkQpWvD35hbooESRACcCliY
yxR02KEBYs8cxKav9L0wlzwAn2Z9DWAbqi9Mv4fqPqZ7mViSMRbeiEYEEBECAAYF
AjsauX0ACgkQt1anjIgqbEvBEACffJxYfK22YPQ8ZkcjIc85BCiPLuUAnRq1EE9i
ukdUHPUo0vzHBeiN355miEYEEBECAAYFAjxEY28ACgkQGERS+iaKCE2fgwCeNGNV
Mpa1EWgXF+Hj15gidVjaVCAAn187X6eATJAVzspveNSf/Ny1iuFnuQENBDl7WasQ
BACxhBiSFOGa8tv7MOn0XVa6WCViBuQs9QJx2ZnMrx/KssRHMsNXnps+i+zVENqr
1Lz5zPpP7eWgrUy6B7/V9R4LV8nwHC1lZrR/1xyJ6G5j9RLSbYInZCLIAFUMlAar
iTThMhvXM+Pf7SXPj+ivrP9EYPSLxqTs1K/dWAbrDK/QiwADBQP9Hgc3EOw+7luB
/bXWssQp70bF9yvZLCGOgIE/rZIbOXumXkPlV7FTDgv+h47Bgcj2KDPEM98LUyxG
GcJAmrC9gWH7mYEUFNn1bGD+qHRwJ7+xj45NXBJDOBbHzTDS8QhacCRGW1CvRVgP
8ycPDOv/hmGfAJEzqzUkSO1uBcPmmXSIRgQYEQIABgUCOXtZqwAKCRCla8PfmFui
gQHnAJ4kDKHKvG9s9OjGV6RvszTDGE51igCcCZn0rO/Si0ek97bTCIusQzJF/pA=
=bvnT
-----END PGP PUBLIC KEY BLOCK-----

إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :