Home » » Instalando Fontes do Windows no Linux Ubuntu

Instalando Fontes do Windows no Linux Ubuntu

Objetivo

� comum para n�s, usu�rios de GNU/Linux nos depararmos com um site onde muitos dos textos, layers, tabelas, e outros recursos de layout s�o quebrados apenas pelo fato de que as fontes compat�veis entre Linux e Windows n�o s�o exatamente as mesmas. Ou as fontes ficam muito grandes ou muito pequenas.


Um exemplo disso s�o portais muito conhecidos como Terra, UOL entre outros. Sempre fui a favor da liberdade de escolha e por isto sou um usu�rio de Linux em Desktop a muitos anos, mas este detalhe sempre foi uma pedra a ser lapidada, nao pelo Linux em si, mas pelo padr�o de layout e fontes utilizadas na Internet.


� fato que os webdesigners de ontem, hoje e talvez os de amanh� continuem a construir sites que s�o cem por cento vis�veis (sem quebras de layers, tables, etc) para o Internet Explorer da Microsoft, e a partir da�, passem a escrever os estilos CSS para o Mozilla/Firefox/Opera e outros browser, o que nem sempre compatibiliza em cem por cento, ou mesmo sofre algumas perdas. Mas como entre mortos e feridos salvaram-se todos, decidi escrever este artigo para tornar f�cil e mais agrad�vel a visualiza��o de fontes no navegador a usu�rios que utilizam o Mozilla ou Firefox no Ubuntu Linux.

O que voc� encontrar� neste artigo

Este artigo descreve o passo-a-passo para instala��o e configura��o das fontes TrueType do Windows para o Ubuntu Linux, melhorando a visualiza��o de sites que de forma geral, s�o feitos para melhor visualiza��o no Internet Explorer da Microsoft.


Instalando fontes

O primeiro passo para instala��o dos pacotes de fontes de forma simples e r�pida � instalar os pacotes msttcorefonts e x-ttcidfont-conf. Utilizando estes pacotes em seu sistema a configura��o e utiliza��o das fontes de Windows ser� muito simples:

sudo apt-get install msttcorefonts x-ttcidfont-conf


Aten��o: A instala��o do pacote msttcorefonts far� download autom�tico de alguns arquivos de fontes como Arial, Verdana, Andale, Courier, Impact e outras. Aguarde at� o final da instala��o por parte do apt-get j� que este processo � natural neste pacote.


Utilizando o novo pacote de fontes

Como este artigo destina-se apenas a permitir que o navegador e outros aplicativos utilizem as fotnes do Windows, n�o ser� necess�rio configurar absolutamente mais nada! Sim, � isso mesmo! J� est� pronto!

Ser� necess�rio apenas que voc� feche o seu Mozilla/Firefox e execute-o novamente para que este fa�a uso das novas fontes!


Conclus�o

A visualiza��o de sites que antes eram baseados no Internet Explorer n�o ser� mais problema, a n�o ser � claro que utilizem alguns pacotes propriet�rios ou incompat�veis com GNU/Linux. Lembre-se que apenas s�o compatibilizadas as fontes, mas este � um passo que para muitos, assim como para mim, � importante para tornar a navega��o agrad�vel, visivelmente melhor, sem quebras de layers e tabelas, que tornam em alguns casos imposs�vel a leitura ou utiliza��o de algum menu de navega��o vis�veis atrav�s de layers ou tabelas.


إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :