Home » » Ubuntu (distribui��o de Linux)

Ubuntu (distribui��o de Linux)

Ubuntu � uma distribui��o do sistema operacional br./sistema operativo pt.
Linux baseado na distribui��o Debian. � patrocinado pela Canonical Ltd

login.
Ubuntu

Ambiente de trabalho do Ubuntu 8.04 em Portugu�s
Desenvolvedor: Canonical Ltd / Funda��o Ubuntu
Fam�lia do SO: Linux / Debian
Modelo do desenvolvimento: C�digo aberto
�ltima vers�o: 8.04 (Hardy Heron)
Data da �ltima vers�o: 24 de Abril de 2008
Kernel: Kernel monol�tico
Interface: GNOME
Interface: {{{iu}}}
Licen�a: GNU GPL e outras licen�as
Estado do desenvolvimento: ativoLink
Website: www.ubuntu.com




(dirigida por Mark Shuttleworth).

Seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu (pronuncia-se /�b�nt�/ - u-B�N-tu; IPA: /ubuntu/), diretamente traduzido como "humanidade para com os outros" ou "sou o que sou pelo que n�s somos".

"Uma pessoa com Ubuntu est� aberta e dispon�vel aos outros, assegurada pelos outros, n�o sente intimidada que os outros sejam capazes e bons, para ele ou ela ter pr�pria auto-confian�a que vem do conhecimento que ele ou ela tem o seu pr�prio lugar no grande todo." -- Arcebispo Desmond Tutu em Nenhum Futuro Sem Perd�o (No Future Without Forgiveness).

Esse nome busca passar a ideologia do projeto, baseada nas liberdades do software livre e no trabalho comunit�rio de desenvolvimento.

O Ubuntu diferencia-se do Debian por ser lan�ado semestralmente, por disponibilizar suporte t�cnico nos dezoito meses seguintes ao lan�amento de cada vers�o (em ingl�s) e pela filosofia em torno de sua concep��o.

A proposta do Ubuntu � oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independente de nacionalidade, n�vel de conhecimento ou limita��es f�sicas. A distribui��o deve ser constitu�da totalmente de software gratuito e livre, al�m de isenta de qualquer taxa. Actualmente uma organiza��o cuida para que c�pias sejam remetidas em CDs para todo o mundo sem custos.

A Comunidade Ubuntu ajuda-se mutuamente, n�o havendo distin��o de novatos ou veteranos; a informa��o deve ser compartilhada para que se possa ajudar quem quer que seja, independentemente do n�vel de dificuldade.

H� v�rios meses a distribui��o Ubuntu est� em primeiro lugar no Distrowatch [1], site especializado em catalogar o desempenho e uso das milhares de distros Linux.

Em 8 de julho de 2005, Mark Shuttleworth e a Canonical Ltd anunciaram a cria��o da Funda��o Ubuntu e providenciaram um aporte inicial de dez milh�es de d�lares. A finalidade da funda��o � garantir apoio e desenvolvimento a todas as vers�es posteriores � 5.10.

Caracter�sticas

  • Novas vers�es do Ubuntu s�o lan�adas com um intervalo aproximado de um m�s ap�s os lan�amentos do GNOME.
  • Um dos focos principais � a usabilidade[2], incluindo o uso da ferramenta sudo[3] para tarefas administrativas (similar ao Mac OS X) procurando oferecer uma gama de recursos completa a partir de uma instala��o padr�o.
  • Acessibilidade e internacionaliza��o, permitindo a utiliza��o do sistema pelo maior n�mero de pessoas poss�vel. A partir da vers�o 5.04, a codifica��o de caracteres padr�o � o UTF-8 (permitindo a utiliza��o de caracteres n�o utilizados no alfabeto latino). O projeto visa tamb�m a oferecer suporte-t�cnico nos idiomas de seus usu�rios.
�rea de trabalho do Ubuntu 5.10
�rea de trabalho do Ubuntu 5.10
  • Al�m das ferramentas de sistema padr�o e outros aplicativos menores, o Ubuntu � oferecido com diversos programas pr�-instalados que atendem as funcionalidades b�sicas, entre os quais est�o a suite de aplicativos OpenOffice.org, o navegador de internet Firefox e editor de imagens GIMP. Programas para visualizar conte�dos multim�dia, clientes de email e jogos simples completam a distribui��o b�sica.
  • O Ubuntu possui uma forte liga��o com a comunidade Debian, contribuindo directa e imediatamente qualquer modifica��o nos c�digos-fonte, ao inv�s de apenas anunciar essas mudan�as em uma data posterior. Muitos programadores do Ubuntu mant�m pacotes chave do pr�prio Debian.
  • Todas as vers�es do Ubuntu s�o disponibilizadas sem custo algum[4]. C�pias em CD do Ubuntu s�o enviadas gratuitamente para quem as solicitar, e est�o dispon�veis para c�pia na internet.
  • O visual padr�o at� a vers�o 5.10 caracteriza-se pela utiliza��o de tons de marrom (ocre em Portugal)[5], a vers�o 6.06 (Dapper Drake), no entanto, passou a usar um padr�o de cores mais pr�ximo do laranja.
  • A gest�o de instala��o de software � realizada pelo APT e pelo Synaptic.
  • O Ubuntu cabe em um �nico CD e � oferecido como um Live CD que pode ser utilizado para uma instala��o permanente. O Live CD � utilizado por muitos usu�rios a fim de testar a compatibilidade de hardware antes de instalar o sistema.

Live CD/DVD personalizado

O programa remastersys permite a qualquer um facilmente (em modo gr�fico) criar um Live CD/DVD personalizado, com os programas e op��es que o utilizador desejar, a partir de uma instala��o existente do Ubuntu.

Lan�amentos

Uma nova vers�o do Ubuntu � lan�ada semestralmente, e cada lan�amento tem um nome de c�digo e um n�mero de vers�o. O n�mero de vers�o � baseado no ano e no m�s de lan�amento. Por exemplo o Ubuntu 4.10 foi lan�ado em Outubro de 2004. Abaixo est� uma lista dos lan�amentos anteriores e os lan�amentos planejados.

Discos da vers�o 7.10 do sistema
Discos da vers�o 7.10 do sistema
Vers�o Data de lan�amento Nome de c�digo
4.10 20 de outubro de 2004 Warty Warthog
5.04 8 de abril de 2005 Hoary Hedgehog
5.10 13 de outubro de 2005 Breezy Badger
6.06 LTS[6] 1� de junho de 2006 Dapper Drake
6.10 26 de outubro de 2006 Edgy Eft
7.04 19 de Abril de 2007 Feisty Fawn
7.10 18 de Outubro de 2007 Gutsy Gibbon
8.04 LTS 24 de Abril de 2008 Hardy Heron
8.10 Planejada para Outubro de 2008 Intrepid Ibex

A vers�o atual � a 8.04, tamb�m conhecida por "Hardy Heron", e est� dispon�vel para download gratuito para as arquiteturas x86, PowerPC (utilizada nos computadores Apple at� 2005/2006) e x86-64 (conhecido tamb�m como AMD64 ou EM64T). Qualquer uma das vers�es ocupa apenas um CD, o que torna esta distribui��o Linux muito f�cil de copiar. A atualiza��o e instala��o de mais programas poder� ser realizada via liga��o internet, num processo f�cil e em ambiente gr�fico.

Para quem pretenda experimentar o Ubuntu Linux sem o instalar no disco r�gido, o sistema corre/roda como um Live CD diretamente do CD, sem necessidade de ser instalado. Pode-se instal�-lo a partir de um pen drive tamb�m. Estes modos s�o mais lentos e destinam-se essencialmente a proporcionar um primeiro contato com o Linux, seus programas inclu�dos e saber quais programas podem ser eventualmente instalados; al�m de ser �til para manuten��o de hardware. A partir da vers�o 6.06, este disco pode ser utilizado para se instalar definitivamente no computador.

H� a possibilidade de ser solicitada gratuitamente uma vers�o via CD caso o usu�rio n�o tenha como obt�-la via internet, bastando um r�pido cadastro na p�gina de solicita��o para fazer o pedido.

Filme que mostra alguns aspectos do Ubuntu (no formato/codec Ogg Theora; veja como visualizar filmes em Ogg Theora, em ingl�s)
Filme que mostra alguns aspectos do Ubuntu (no formato/codec Ogg Theora; veja como visualizar filmes em Ogg Theora, em ingl�s)

.

Projetos derivados

Al�m da distribui��o principal, algumas distribui��es derivadas do Ubuntu s�o oficialmente reconhecidas:

  • Edubuntu, uma distribui��o desenvolvida para o uso em escolas.
  • Kubuntu, vers�o do Ubuntu que utiliza o ambiente gr�fico livre KDE.
  • Xubuntu, Ubuntu para computadores menos potentes, utilizando o ambiente gr�fico Xfce.
  • Gobuntu, Ubuntu somente com software livre, utilizando o ambiente gr�fico GNOME.
  • o Ubuntu Studio, para edi��o e cria��o de conte�dos multim�dia.

Al�m desses, Mark Shuttleworth aprovou a cria��o de uma distribui��o que usa exclusivamente software livre aprovado pela FSF[7], a gNewSense [8].

Estes projetos est�o ligados oficialmente ao Ubuntu, com lan�amentos simult�neos e compatibilidade de pacotes, obtidos dos mesmos reposit�rios oficiais.

Existem ainda v�rios derivados "n�o-oficiais", entre os quais est�o o nUbuntu (distribui��o com v�rias ferramentas de seguran�a), o Ubuntu Lite (uma distribui��o para computadores antigos), o zUbuntu (convers�o do Ubuntu para os mainframes zSeries da IBM), o Gnoppix (um LiveCD derivado do Ubuntu) o Linux Mint, o Ubuntu Christian Edition e o Ubuntu Muslim Edition.

Espalhou-se o boato que o Google estava desenvolvendo um derivado do Ubuntu chamado Goobuntu, e que iria vend�-lo. A empresa confirmou a cria��o dessa vers�o modificada, mas deixou claro que n�o tem planos para distribu�-la fora da companhia[9].

Em Maio de 2007, Mark Shuttleworth anunciou que a Canonical iria dar in�cio ao desenvolvimento do projecto "Ubuntu Mobile & Embedded Initiative" [10] em parceria com a Intel[11] [12]. Este sistema � uma vers�o do Ubuntu destinada a equipar telem�veis e outros gadgets. De acordo com o referido an�ncio, o Ubuntu Mobile poder� ser lan�ado em Outubro de 2007, conjuntamente com a vers�o 7.10 do Ubuntu.

Ades�o internacional ao Ubuntu

Xubuntu em polaco.
Xubuntu em polaco.

Al�m de h� v�rios meses se encontrar em primeiro lugar no DistroWatch, o Ubuntu contou ainda durante o primeiro semestre de 2007 com situa��es de migra��o ou adop��o por parte de organiza��es e entidades de renome. O fabricante internacional de equipamento inform�tico Dell que adoptou, em Maio, o Ubuntu como a distribui��o Linux seleccionada para equipar os seus computadores desktop e notebook destinados aos usu�rios finais[13] [14]; e o anterior an�ncio, em Mar�o, por parte do Parlamento franc�s de que em Junho de 2007 iria dar in�cio � migra��o de toda a sua rede inform�tica (m�quinas clientes e servidores, num total de cerca de 1.154 m�quinas) para o Ubuntu, com �nfase no uso da suite OpenOffice e do browser Firefox por parte dos utilizadores do Parlamento (577 Deputados).[15] [16]

Notas e Refer�ncias

  1. ? DistroWatch
  2. ? About Ubuntu
  3. ? (en) RootSudo
  4. ? (en) Ubuntu philosophy
  5. ? (en) Fotos da vers�o 4.10
  6. ? (en) Long-term support - vers�o com suporte-t�cnico estendido (a longo prazo) de tr�s anos.
  7. ? Ubuntu-Libre
  8. ? Gnubuntu? - an�ncio sobre o Ubuntu-Libre no mailinglist oficial
  9. ? (en) Google working on Desktop Linux Boato a respeito do Goobuntu
  10. ? (en) Ubuntu Mobile and Embedded
  11. ? (en) Ubuntu Mobile and Embedded Edition por Matt Zimmerman, 5 de Maio de 2007
  12. ? (pt) Exame Inform�tica, Julho de 2007
  13. ? (en) Dell to offer Ubuntu 7.04 in Direct2Dell Dell's blog
  14. ? (en) Dell PCs featuring Ubuntu
  15. ? (en) French Parliament Will Switch from Microsoft to Ubuntu, in Softpedia, 12 de Mar�o de 2007
  16. ? (fr) Le Parlement fran�ais passe au Linux Ubuntu, in Le Point, de 16 Mar�o de 2007


Outros projectos Wikimedia tamb�m cont�m material sobre este artigo:
Imagens e media no Commons
  • Commons

Liga��es externas

Ubuntu 5.04 em alem�o
Ubuntu 5.04 em alem�o

Oficiais

  • Site oficial da distribui��o principal
  • Ship It - P�gina de solicita��o
  • Lista oficial de servidores para download da vers�o mais recente.
  • Documenta��o em Portugu�s
  • Guia para diversas vers�es em diversas l�nguas

Distribui��es derivadas

  • Kubuntu Site oficial da distribui��o com gerenciador de janelas KDE
  • Xubuntu Site oficial da distribui��o com gerenciador de janelas Xfce
  • Edubuntu Site oficial da distribui��o baseada no Ubuntu direcionada ao uso educacional

N�o-oficiais




إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :