Home » » Deixar ou n�o que fa�am hotlink das imagens do seu site?

Deixar ou n�o que fa�am hotlink das imagens do seu site?

Uma das quest�es mais frequentes que sempre me fazem � se devemos ou n�o deixar que fa�am hotlink das nossas imagens noutros sites, ou seja, inserirem as nossas imagens ou imagens alojadas no nosso sistema, noutros sites, como se fossem deles. A minha resposta �: depende.

apache web server

Na pr�tica, quando um dono de outro site insere a imagem no seu site com o endere�o do nosso servidor, est� a sobrecarregar o nosso servidor para mostrar a imagem. Na maioria dos casos os sujeitos n�o possuem �tica suficiente para creditar a origem das imagens. Simplesmente, apropriam-se delas. Roubam-nas sem qualquer cerim�nia.

Entretanto, existe um lado bom nisso. Ao fazer hotlink das nossas imagens, est�o a criar um tipo de link invis�vel entre os seus sites e o nosso. Isso � importante para melhorar a classifica��o de um site nos motores de busca pois, se centenas de p�ginas estiverem a inserir imagens de um mesmo site, isso significa que o site em quest�o � importante na comunidade. � uma esp�cie de voto que aumenta o ranking do site dono da imagem.

O �ncio caso que a meu ver deve ser impedido, � aquele no qual o outro site rouba tamb�m o texto associado � imagem. Neste caso o outro site est� a roubar o conte�do e ao criar uma segunda c�pia do nosso artigo faz este perder a unicidade, factor que � altamente considerado na classifica��o de um site.
COMO IMPEDIR O HOTLINK DE IMAGENS

Existem v�rias maneiras de impedir um site de fazer hotlink das imagens do seu site. A minha preferida � pelo uso do .htaccess ? um ficheiro especial existente na raiz da �rea p�blica de qualquer servidor de web.

Ao fazer o bloqueio, eu prefiro faz�-lo de forma selectiva, ou seja, escolher os sites que eu quero bloquear. Ao fazer o bloqueio, eu fa�o o servidor substituir qualquer imagem que o outro site esteja a inserir por uma imagem que cont�m uma propaganda do meu site. Para fazer isso, essas s�o as linhas que eu acrescentaria ao ficheiro .htaccess:

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site1.com.*$ [NC]
RewriteRule \.(gif|jpe?g|png|bmp)$ /propaganda.gif [L,NC]

O que estas linhas fazem �:

* Ligam o m�dulo RewriteEngine do servidor Apache;
* Verificam se o nome do site que est� a mostrar a imagem � http://site1.com
* em caso positivo, troca qualquer imagem que esteja a ser usada e que tenha extens�o GIF, JPEG, JPG, PNG ou BMP por uma imagem chamada propaganda.gif, colocada na raiz do meu site.

No caso de ter muitos sites para bloquear, simplesmente mude as linhas no ..htaccess para?

RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site1.com.*$ [OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site2.com.*$ [OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site3.com.*$ [OR]
RewriteCond %{HTTP_REFERER} ^http://site4.com.*$ [NC]
RewriteRule \.(gif|jpe?g|png|bmp)$ /www.efeitosvisuais.com.gif [L,NC]

Repare que os primeiros sites possuem a instru��o [OR] no fim e o �ltimo site testado deve ter apenas a instru��o [NC]




إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :