Home » , , , » Em Budapeste para o Global Voices Summit 2008

Em Budapeste para o Global Voices Summit 2008

Cá estou em Budapeste, cidade interessante, povoada por gente bonita que fala uma língua bem diferente. Todo o ambiente é meio impregnado de história, mas as pessoas nas ruas são jovens e parecem bem ligadas, sintonizadas eu diria. Vários aspectos de semelhança com os brasileiros.

É aqui que vai rolar o GV Summit 2008, encontro que reúne editores, autores, coordenadores de sites 'Lingua', colaboradores e comunidades agregadas do projeto Global Voices Online.

Cheguei hoje em Budapest, e pensei que seria importante fazer alguns registros pessoais em relação ao GVO antes do início do evento. Isto porque a falta de tempo resultante do meu envolvimento com tantos projetos simultâneos impede que eu documente devidamente as referências do que venho desenvolvendo e implementando, principalmente as 'referências cruzadas'.

A colaboração desenvolvida junto à comunidade GVO tem sido inestimável para mim, e alguns aspectos estão bastante presentes no que venho fazendo. O uso do Wordpress no MinC, por exemplo, é uma influência forte do que vi acontecer na comunidade Global Voices. Afinal, são colaboradores de todas as partes do mundo, contactados remotamente, capacitados à distância, e que passam a usar a ferramenta de publicação com desenvoltura.

Logo percebi que com uma ferramenta assim ficaria bem mais fácil fomentar ambientes de colaboração para produção de conteúdo web, mesmo contando com usuários em diferentes níveis de conhecimento. O resultado desta 'adptação' do conceito GV de uso da plataforma Wordpress para gerenciamento de um portal colaborativo cresceu e prosperou... Devemos estar lançando esta semana o primeiro tema (theme) wp com os plugins Xemelê pré-instalados. Trata-se de um bom adianto para quem deseja trilhar o mesmo caminho.

Outro aspecto importante apreendido nesta experiência como editor do Global Voices foi o bom uso da articulação remota. Compreendi que é possível fazer com que pessoas que nunca se viram antes possam trabalhar de forma integrada e harmônica -- trata-se de algo difícil de crer antes de ver acontecer. Com base nesta experiência tenho concebido e ajudado a implementar alguns projetos interessantes no âmbito do MinC, entre eles o site da Rede Web Mercosur.

Entretanto, existe uma mágica por trás de toda comunidade online bem sucedida, e o GVO não é diferente. A propósito, o GV Summit é bárbaro exatamente por isso: demonstra (e ilustra) como manter viva a centelha que une blogueiros do mundo todo em torno da frase forte 'O Mundo está falando. Você está ouvindo?'. Sim, porque a mágica pode inspirar à participação, mas fazer funcionar esta estrutura dinâmica global 24 X 7 depende de muito trabalho -- transpiração no mais concreto sentido da palavra.


Já está sendo muito bom reencontrar colegas queridos como o David Sasaki, a nossa fantástica co-manager Georgia Popplewell, e um precioso professor: Ethan Zuckerman. Passeando hoje à tarde com o brother Duende pelas ruas de Budapest, flagrei um momento (acima) que considero ilustrativo deste clima de verão europeu que irá aquecer as conversas dos GVOers no Novotel Centrum. Fica também como homenagem à Luiza 'Peixe', minha filha mais 'experiente', que faz 21 anos hoje e não mais admite que eu faça uma viagem assim sem trazê-la na bagabem. VIVA A LU!!
Website for our Summit in Budapest

Espero poder reportar o que de mais interessante acontecer por aqui. Fiquem ligados!

UPDATE (27/06) - Para acompanhar o GV Summit remotamente:
Dear All,

The Global Voices Summit 2008 is now officially underway. Within 10 minutes you will be able to see a video stream of the conference here:


A liveblog of the day's sessions is available here:


You can participate in the conference discussions using IRC chat. In order to connect to the summit chat please go to:


And select the option "Connect to IRC: Freenode.net".

You can choose any nickname that you would like (please make yourself identifiable) and for channel, enter "#globalvoices".

A screenshot is attached. We will try to submit your questions from the IRC chat to the speakers at the end of each of the sessions.
إذا أعجبك الموضوع اضغط هنا , أو ضع إيميلك هنا ليصلك كل جديد

0 commentaires :